Terapia ocupacional


A Terapia Ocupacional é uma área de conhecimento e atuação em saúde, educação e na esfera social, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que apresentem patologias específicas que afetem áreas físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais. Atua em pacientes que apresentem temporariamente ou definitivamente dificuldades na inserção e participação na vida social. As suas intervenções são através do uso de atividades funcionais, elemento utilizado para orientação do processo terapêutico favorecendo o alcance de seu nível máximo de funcionalidade e independência.

As áreas de desenvolvimento desta profissão são vastas, pois a incapacidade funcional pode ser causada por vários fatores, sejam eles de característica genética (Síndrome de Down, Síndrome de Prader Willi), traumas físicos ou Patologias congênitas (Paraplegia ,amputação de membros), psíquicos (autismo, esquizofrenia, mal de Alzheimer, etc) e neurológicos: Encefalopatia crônica não evolutiva ou Paralisia cerebral, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame), Parkinson, Lesão Medular, dentre outros.

O Terapeuta Ocupacional busca recuperar a função humana, explorar todas as suas capacidades motoras e mentais, habilitar e/ou reabilitar através das atividades, respeitando e explorando suas limitações e suas qualidades, mas principalmente respeitando-o como pessoa, promovendo assim sua total integração social.





Site desenvolvido por Acessa Brasil Internet