Foto: Divulgação Suit Therapy
TheraSuit é o nome dado a um traje desenvolvido para contrapor os efeitos negativos sofrido pelos astronautas durante a permanência longa no espaço, num ambiente sem gravidade, e que por isso, trazia sérios problemas anatômicos e fisiológicos, como osteoporose, atrofia muscular, problemas cardiocirculatórios e outros malefícios a todo organismo. O traje foi modificado durante as últimas décadas para ser usado em portadores de disfunção neuromotora.



Foto: Divulgação Suit Therapy
Richard e Izabela Koscielny, fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, Kaya, hoje com 22 anos de idade, dedicaram toda sua vida profissional no aprimoramento e desenvolvimento do Método TheraSuit.

O método baseia-se no uso do traje que proporciona uma grande percepção do corpo, o que chamamos de propriocepção profunda e é uma ferramenta importantíssima no trabalho.

Um agente facilitador deste processo é a chamada "gaiola" (Universal exercise Unit), espaço dedicado a uma parte da prática onde vários exercícios acontecem, inclusive com o auxílio de pesos e roldanas, facilitando e desenvolvendo movimentos e fortalecimento muscular.

Outro agente facilitador é o que chamamos de "spider", sistema de elásticos que permite exercícios nos 3 planos de movimento, ou seja, tridimensionais, para maior integração de movimento e função.

Além da roupa, da gaiola e do spider , outro grande agente fundamental neste processo de aprendizagem é a prática intensiva baseada na fisiologia do exercício. Tem que ser bem dosada a cada caso, com metas bem definidas e programadas passo a passo.

Toda a metodologia é fundamentada nas últimas descobertas que a neurociência e a neurofisiologia trazem ao nosso conhecimento, como a neuroplasticidade ou plasticidade cerebral, que consiste na capacidade de remapeamento das conexões das nossas células nervosas ou seja o processo que nos ajuda continuamente a aprender, e a neurogênese, a formação de novos neurônios. Concluindo, o Sistema Nervoso Central (SNC) possui a capacidade de regenerar e criar novas células nervosas.

Possuímos todo equipamento necessário para desenvolvimento deste trabalho com profissionais certificados pelo TheraSuit Method®.




Foto: Divulgação Suit Therapy
O TheraSuit Method ® foi criado em 2002 por Richard e Izabela Koscielny (fisioterapeutas e pais de uma filha com paralisia cerebral). É uma abordagem holística para tratamento e reabilitação de pessoas que sofrem de distúrbios neuromotores, como a paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento e lesões cerebrais traumáticas. O Therasuit combina os melhores elementos de várias técnicas e métodos, e é fundamentado na fisiologia de exercícios.

Foto: Divulgação Suit Therapy

O elemento-chave é um programa de fortalecimento estabelecido para o paciente, com base em suas necessidades individuais, forças e fraquezas, com resultados que se refletem nas atividades funcionais diárias.

O método baseia-se num programa de exercícios intenso e específico. Eliminar reflexos patológicos e estabelecer novos padrões de movimentos, corretos e funcionais, são de significativa importância.

Várias ferramentas e exercícios são utilizados. Um deles é a órtese proprioceptiva dinâmica suave chamada TheraSuit ®, que alinha o corpo o mais próximo possível do padrão normal. Restabelecer o alinhamento postural correto desempenha um papel crucial na normalização do tônus ​​muscular e das funções sensorial e vestibular. O traje TheraSuit consiste diversos elementos como boné, colete, calção, joelheiras e sapatos, que são conectados entre si através de um sistema de faixas elásticas.

A Unidade de Exercício Universal (ou gaiola) é usada para treinar as habilidades, isolando os movimentos desejados e fortalecendo os grupos musculares responsáveis ​​por esse movimento. Esse recurso permite que se ganhe amplitude de movimento, flexibilidade muscular e articular, bem como habilidades funcionais.

Assim, esse programa estruturado favorece o crescimento e o desenvolvimento do paciente. Durante a última década a terapia com o TheraSuit tem se mostrado altamente segura e eficaz na reabilitação de pacientes com distúrbio neuromotor.



Foto: Divulgação Suit Therapy

Como o TheraSuit funciona?


Foto: Divulgação Suit Therapy


Foto: Divulgação Suit Therapy

O TheraSuit cria órteses dinâmicas, suaves e respiráveis. Seu principal objetivo é melhorar e mudar a propriocepção (pressão das articulações, ligamentos, músculos), reduzir reflexos patológicos do paciente, restaurar as sinergias musculares fisiológicas (padrões adequados de movimento) e exercer um peso sobre todo o corpo (em um processo semelhante à reação dos nossos músculos às forças gravitacionais que atuam sobre nós durante 24 horas). Todos estes estímulos normalizam a entrada vestíbulo-proprioceptiva aferente (informação que chega ao sistema vestibular). O sistema vestibular é um centro muito importante que processa, integra e envia de volta toda a informação que chega de músculos, articulações, tendões, etc. Isso influencia o tônus muscular, o equilíbrio e a posição do corpo no espaço.

Uma propriocepção mais correta das articulações, ligamentos, músculos, tendões e cápsula articular permite um alinhamento mais correto do corpo. O ciclo vicioso pode ser interrompido e a informação incorreta é substituída pela "nova" informação correta.

Um paciente (criança) com diagnóstico de paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras requer centenas de repetições de qualquer movimento particular. Acreditamos que, como indivíduos, todos nós temos um número "mágico". Por exemplo: um bebê que está tentando se mover no chão terá que repetir esse movimento algumas centenas de vezes, a fim de dominá-lo. Para outros pode ser necessário mais ou menos repetições para aprender a mesma habilidade. Para a criança acometida por paralia cerebral, porém, este número "mágico" relativamente baixo aumenta para mil ou mais repetições para que ela possa aprender e dominar essas novas habilidades. O TheraSuit usado durante um período prolongado de tempo irá corrigir a propriocepção e acelerar esse progresso.

Graças ao TheraSuit e aos movimentos físicos (ou seja, à fisioterapia) as habilidades praticadas vão se tornar mais fluentes, exigindo cada vez menos esforço. Portanto, o TheraSuit facilita o desenvolvimento de novas habilidades motoras grossas e finas como sentar, ficar de pé, andar.




Foto: Divulgação Suit Therapy

Benefícios:

Retreinamento do sistema nervoso central.
Restaura o desenvolvimento ontogênico.
Promove estabilização externa.
Normaliza o tônus ​​muscular.
Alinha o corpo o mais próximo possível do padrão.
Proporciona correção dinâmica.
Normaliza (corrige) padrão de marcha.
Proporciona estimulação tátil.
Influencia o sistema vestibular.
Melhora o equilíbrio.
Melhora a coordenação.
Diminui movimentos descontrolados em ataxia e atetose.
Melhora consciência corporal e espacial.
Oferece suporte aos músculos fracos.
Oferece resistência aos músculos fortes para aumentar ainda mais o fortalecimento
Melhora a produção da fala e sua fluência por meio do controle da cabeça e sustentação de tronco.
Promove o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas.
Melhora a densidade óssea.
Ajuda a diminuir contraturas.
Melhorar o alinhamento do quadril por meio de uma carga vertical sobre a articulação do quadril.


Indicações:

Paralisia cerebral
Atrasos no desenvolvimento
Traumatismo crânio-encefálico
Pós-acidente vascular cerebral (AVC)
Ataxia
Atetose
Espasticidade (aumento do tônus ​​muscular)
Hipotonia (baixo tônus ​​muscular)
Contra-indicações:

Subluxação de quadril maior que 50%
Escoliose grave
Precauções:

Doenças cardíacas
Atividades convulsivas fora de controle
Subluxação de quadril
Hidrocefalia (DVP)
Diabetes
Problemas renais
Hipertensão arterial




O TheraSuit (1) é o mais recente e sofisticado recurso de fisioterapia para ser usado por terapeutas e pais, tanto durante o tempo de terapia e também fora do ambiente clínico. É também o único dispositivo deste tipo nos Estados Unidos registrado junto a FDA e que atende a todos os requisitos e regulamentos de segurança. Atualmente há mais de 245 clínicas em todo mundo: América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio usando o método TheraSuit com sucesso. Há mais de 2.000 terapeutas treinados usando essa terapia em suas clínicas e centenas de pais treinados, utilizando TheraSuit em seus filhos em casa na rotina diária.

(1) Patente dos EUA 7.153.246 EUA, Patente Internacional PCT/US2008/051458. TheraSuit é exclusivamente fabricado, importado e distribuído pela TheraSuit LLC.






Assista aos vídeos apresentados pelos idealizadores do tratamento Therasuit

Parte 1

Parte 2

Site desenvolvido por Acessa Brasil Internet