Orientações para as famílias
Bem-vindo à nossa página de recursos para os pais da terapia DMI. Estamos felizes por você estar aqui! Estas informações foram elaboradas especificamente pensando em vocês: PAPAIS E MAMÃES.
Esperamos que você encontre respostas para suas perguntas.
O que é DMI?
A Intervenção por Movimentos Dinâmicos (DMI) é uma técnica terapêutica usada em Fisioterapia e Terapia Ocupacional para tratar crianças com atraso motor, melhorando as respostas posturais automáticas e ajudando cada criança a progredir em direção a marcos de desenvolvimento (ou seja, rolar, sentar, quatro apoios, engatinhar, ficar de pé, caminhar e transições posturais). O objetivo do DMI é provocar uma resposta motora ativa específica da criança em resposta a exercícios dinâmicos definidos e prescritos pelo terapeuta. (Isso significa que o terapeuta apresentará um exercício a fim de provocar um movimento ou resposta específica de seu filho.)
Esta intervenção abrangente reflete pesquisas atuais sobre neurorreabilitação, tecnologias e metodologias. O DMI estimula a neuroplasticidade para ajudar o cérebro do seu filho a fazer conexões novas e aprimoradas e desenvolver seus marcos motores.
Como a terapia DMI pode beneficiar meu filho?
A terapia DMI pode beneficiar seu filho de várias maneiras.
• Habilidades motoras grossas: melhorar as habilidades motoras grossas das crianças desde o nascimento, desenvolvendo o movimento motor automático. (Promove Maturidade Neurológica)
Tradução dos pais: As habilidades motoras grossas envolvem grupos musculares maiores. Os marcos motores do seu filho incluem a capacidade de manter a cabeça erguida, rolar, sentar, engatinhar, andar, correr, fazer a transição entre as posições, etc. Uma vez que o movimento se torna automático, o cérebro compreende completamente como repetir essa habilidade suavemente e utilizar em vários cenários. Isso permite que seu filho use bem essa habilidade todos os dias.
• Progressão gradual: aumentando continuamente o desafio de encorajar a criança a responder com maior independência.
Tradução dos pais: progressão gradual significa diminuir o apoio que seu filho precisa para fazer um exercício ou atividade. Por exemplo, ficar de pé apoiando os tornozelos de seu filho oferece menos apoio do que em seus quadris. Quanto menos apoio eles recebem, mais seu cérebro entende que eles podem fazer essa habilidade independentemente.
• Alinhamento biomecânico e controle postural: todos os exercícios se concentram no alinhamento anatômico ideal e estimulam o controle postural e a verticalidade
Tradução dos pais: Os nossos músculos trabalham corretamente e com menor gasto energético quando nossa orientação postural ou alinhamento biomecânico estiver correto. Por exemplo, sente-se com as costas arredondadas ( corcunda) e leve seu braço para cima! Agora sente-se em cima dos glúteos , se alinhe e repita o movimento com o seu braço.
Consegue perceber as diferenças?
• Amplitude de movimento: amplitude de movimento muscular e articular é obtida pelo movimento (alongamento dinâmico e funcional).
Tradução dos pais: DMI fornece alongamento ativo para que seu filho mantenha ou ganhe melhor amplitude de movimento em áreas como tornozelos, panturrilhas, isquiotibiais, etc. Isso é feito por meio de exercícios escolhidos especificamente durante as sessões e para o programa de exercícios domiciliares O alongamento dessa forma ajuda a levar a mudanças mais duradouras nos tecidos
• Equilíbrio: a melhora do equilíbrio é um traço comum na maioria dos exercícios de DMI.
• Movimentos funcionais: melhorar as ações e habilidades que levam a atingir marcos como rolar, sentar, ficar em pé, andar
• Desenvolvimento somatossensorial: A forte informação sensorial fornecida pelos exercícios envia mensagens aferentes ao cérebro para criar sinapses especializadas que ajustam o equilíbrio e o controle do movimento
Tradução dos pais: O equilíbrio requer que vários sistemas funcionem harmoniosamente juntos. Cada vez que um exercício é apresentado a seu filho, ele está experimentando alguns ou todos esses sistemas em funcionamento. Quando fazemos exercícios, estamos enviando mensagens ao cérebro para ativar esses sistemas por meio de nossas mãos, sua resposta ou ambos. Com o tempo, isso ajuda o cérebro a fazer novas conexões que ajudam seu filho a ajustar seus movimentos e aprender a se equilibrar em um mundo que depende da gravidade. O equilíbrio e o movimento podem continuar a melhorar.
• Modificação do tônus, reflexos primitivos e padrões anormais de movimento: o DMI se esforça para fornecer padrões de movimento normalizados para crianças com disfunção neurológica para auxiliar na integração de reflexos primitivos disruptivos.
Tradução dos pais: Os reflexos são uma parte natural do desenvolvimento. Eles ajudam nosso corpo a aprender novas habilidades e nos preparam para certos movimentos. Em seguida, eles são integrados ou ficam em segundo plano. Crianças com danos neurológicos ou atrasos muitas vezes não integram alguns reflexos e, portanto, os experimentam por muito tempo. O DMI pode ajudar seu filho a se mover com o alinhamento adequado, ativando os músculos corretos e, assim, ajudar na integração dos reflexos primitivos disruptivos.
• Desenvolvimento Global: DMI se concentra nas habilidades motoras grossas, no entanto, muitas outras habilidades se desenvolvem como um subproduto desta intervenção intensiva.
Tradução dos pais: conforme seu filho fica mais forte e é capaz de se mover com mais facilidade, ele libera seu cérebro para se concentrar em outras áreas (ou seja, fala, visão, habilidades lúdicas, aprendizagem, etc.)
O DMI é adequado para o meu filho?
O DMI é uma boa opção para a maioria das crianças e pode beneficiar aquelas que não alcançaram muitos de seus marcos. Isso pode incluir uma ampla gama de atrasos - aqueles que não estão rolando ainda, para crianças andando ,que precisam de ajuda com escadas, terreno mais difícil, etc. Independentemente do nível de cognição do seu filho e extensão do déficit neurológico ou dano, as crianças afetadas se beneficiam da Intervenção motora DMI porque funciona para estimular a neuroplasticidade no cérebro em desenvolvimento.
Crianças com diagnóstico de qualquer tipo de atraso motor (grande ou pequeno), incluindo condições como; Síndrome de Down, paralisia cerebral, atraso global do desenvolvimento, hipotonia, anomalias cromossômicas / distúrbios genéticos, lesões da medula espinhal ou lesão cerebral adquirida podem se beneficiar desta forma de terapia.
Crianças com fatores de risco para atrasos, como as que nascem prematuramente, também podem se beneficiar dessa terapia. Isso se deve às fortes mudanças neuroplásticas que esse tratamento estimula no cérebro em desenvolvimento
Como faço para encontrar um Profissional que atenda com DMI?
Temos uma lista atual de Fisioterapeutas/Terapeutas Ocupacionais registrados (link para praticantes registrados no site oficial www.dmitherapy.com). Esta lista é atualizada à medida que novos praticantes recebem treinamento.
O DMI tem vários níveis que serão úteis para entender ao analisar os profissionais:
Nível introdutório A - primeiro curso
Nível introdutório B
Nível introdutório C
Nível intermediário A
Nível intermediário B - curso final antes de buscar o nível de mestre / professor
Níveis de Mestre / Professor
Como posso divulgar a técnica em minha clínica ou explicar aos médicos sobre a terapia DMI?
Damos as boas-vindas a clínicas, escolas e centros de terapia para nos contatar e providenciar treinamento. Isso pode incluir cursos virtuais com zoom ou fazer com que um professor viaje até seu local para dar um curso ao vivo. Peça-nos um e-mail para obter um folheto de treinamento de terapia DMI para todas as informações. (
dmitherapy_brasil@gmail.com )
Outras maneiras de compartilhar a terapia DMI com a clínica de terapia do seu filho:
Compartilhe a experiência pessoal do seu filho com o time DMI
Compartilhe informações sobre o que é a terapia DMI e como ela pode ajudar crianças com atrasos no desenvolvimento
Compartilhe as próximas datas dos cursos
Como a terapia DMI é diferente da terapia tradicional?
DMI é uma abordagem muito poderosa e dinâmica. O que o diferencia dos métodos mais tradicionais é que o DMI está constantemente trabalhando para melhorar a função cerebral e aproveitar o poder da neuroplasticidade. Isso é realizado com o uso de exercícios que expõem as crianças à gravidade, provocam o próximo conjunto de habilidades e marcos de desenvolvimento e o uso de suporte distal e reduzido. Assistir a uma sessão de DMI é geralmente uma experiência nova e emocionante para a criança e seus pais.
Por que não há tantos terapeutas treinados em terapia DMI?
O DMI foi apresentado pela primeira vez em fevereiro de 2021 por Jake Kreindler e Jo-Anne Weltman, ambos fisioterapeutas com mais de 50 anos de experiência clínica combinada. Até o momento, centenas de terapeutas em todo o mundo foram treinados, em conjunto com nossa missão de aumentar a acessibilidade para terapeutas, famílias e crianças.
No Brasil, temos as Fisioterapeutas Regiane Krakauer Kuhn e Maria Clara Farias como Instrutoras e estão formando terapeutas todos os meses desde Julho/2021.
Enquanto o DMI extrai alguns conceitos e manipulação de outros métodos, é uma evolução (e revolução!) que moldou este método em uma abordagem de tratamento dinâmica e eficaz.
Há algum problema em meu filho chorar durante a terapia DMI?
Algumas crianças choram durante a terapia. A terapia DMI é um trabalho árduo. Algumas crianças choram por ir à escola, mas como pais, você ainda assim as levaria para a escola porque sabe que é o que é melhor para elas e para o seu futuro.
Não tenha medo de falar também. Se você acha que uma mudança poderia ser feita para ajudar seu filho a se acalmar (uma pausa rápida, uma sala mais silenciosa, luzes mais fracas, etc.), fale com o terapeuta do seu filho
O que devo esperar na primeira sessão ou intensivo do meu filho?
Após uma avaliação padronizada, o terapeuta identificará as áreas de déficit, que nortearão o tratamento. O terapeuta escolhe exercícios que vão desafiar o sistema neurológico do seu filho ao mais alto nível de habilidade, bem como exercícios que desenvolvem os marcos centrais e fundamentais. Os exercícios envolvem movimento contra a gravidade, suporte progressivamente mais desafiador (distal), provocação dos movimentos desejados, bem como desafios posturais e de força.
Durante uma sessão de tratamento, cada exercício é repetido cerca de 5 vezes e a criança completará muitos exercícios diferentes que fornecem novos e variados desafios sensoriais e motores. De sessão em sessão, os exercícios podem ser repetidos até que os movimentos se tornem automáticos, o que resulta em melhora do equilíbrio e da função.
Os exercícios são realizados em uma mesa ou no chão com base nas habilidades da criança. A terapia DMI funciona bem em conjunto com outras técnicas terapêuticas e equipamentos de terapia. Muitas vezes, eles são combinados em uma sessão de tratamento para fornecer melhor alinhamento e melhorar os resultados ideais.
O que devo levar para nossa primeira sessão?
Vista seu filho com roupas confortáveis. Calças são preferidas para proteger as pernas do seu filho.
As crianças devem usar sapatos de apoio (de preferência que estabilizem o tornozelo).
Traga alguns dos brinquedos, jogos, livros, músicas favoritos do seu filho. Esses itens serão usados para incentivar seu filho durante os exercícios.
O Raio X de quadril também é comumente solicitado para a verificação de possível subluxação de quadril.
Depois que meu filho terminar o intensivo, há um programa de exercícios em casa?
Alguns médicos ou clínicas podem oferecer um programa de exercícios em casa. Esta deve ser uma discussão com seu médico sobre o quão confortável você se sente, como pai, fazendo exercícios em casa. Se você se sentir confortável com isso, os profissionais irão guiá-lo através dos exercícios mais adequados para seu filho, para se certificar de que você se sinta confortável em fazê-los em casa. É recomendável que os pais continuem a fazer exercícios em casa, mas entendemos que nem sempre é possível.
Por que as crianças não usam órteses durante a terapia DMI?
As órteses são uma ferramenta que pode fornecer alinhamento aos pés de uma criança. No entanto, o corpo também possui ferramentas naturais. Eles são conhecidos como proprioceptores. Eles atuam por meio do movimento e informam à medula espinhal e ao cérebro onde nosso corpo está no espaço. O cérebro responde às informações ajustando as posições em cada articulação para ensinar a criança a se equilibrar. Quando o movimento de uma articulação é limitado, como é o caso das órteses, os proprioceptores não podem funcionar totalmente. Portanto, uma órtese fornece alinhamento, mas retira a maneira do corpo de aprender o equilíbrio.
Embora as órteses às vezes sejam necessárias, optamos por realizar nossas sessões de DMI sem elas, para que o cérebro e o corpo da criança possam experimentar totalmente os movimentos e seus proprioceptores possam trabalhar nos níveis mais elevados.
Por que os médicos ou terapeutas ainda não ouviram falar da Terapia DMI?
Como mencionado acima, o DMI é relativamente novo. À medida que ensinamos mais terapeutas, tratamos mais crianças e aumentamos a conscientização sobre esse método maravilhoso, a comunidade médica ficará bem informada e recomendará essa abordagem a seus pacientes. Você pode ajudar a aumentar essa conscientização informando aos seus provedores de serviços médicos sobre o DMI e enviando-os ao nosso site.
Existem pesquisas sobre DMI?
Não temos pesquisas sobre a Terapia DMI, no entanto, há pesquisas que apóiam as teorias por trás da Terapia DMI. A pesquisa é difícil de fazer com crianças porque na pesquisa um grupo controlado (placebo) é sempre necessário. Os pais são menos propensos a inscrever seus filhos em algo que pode não beneficiá-los (se eles acabarem no grupo controlado / placebo).
No entanto, nós do DMI BRASIL , estamos iniciando a elaboração de 2 artigos científicos que com certeza serão o início de muitos outros !
Os médicos vêem os benefícios da terapia DMI nos pacientes que eles tratam e à medida que evidências são apresentadas em estudos de caso e artigos de pesquisa, o corpo de evidências continuará a crescer.
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